Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora

 

Copyright © Guia Geográfico - Igreja e templo religioso da Bahia.

Igreja Salesiano

 

Os Salesianos de Dom Bosco (oficialmente Sociedade de São Francisco de Sales) é uma instituição católica, fundada em 1859, para educação e evangelização. Chegaram ao Brasil, em 1883, em Niterói - RJ.

As iniciativas para o estabelecimento dos Salesianos em Salvador tiveram início nos anos 1890. Lourenço Giordano foi o primeiro padre salesiano a chegar na Bahia, em 1897, vindo de Recife.

A Congregação adquiriu um terreno no bairro de Nazaré e iniciou a construção do prédio. Em novembro de 1899 o padre Luiz Della Valle tomou posse do novo estabelecimento e, em 11 de março de 1900 (último ano do século 19), foi solenemente inaugurado o Lyceu Salesiano do Salvador.

Os missionários salesianos estabeleceram a devoção à N. Sra. Auxiliadora no mesmo ano de fundação do Lyceu. O pavilhão central já estava pronto em 1910 ou antes, como mostra um antigo postal. O templo foi construído ao lado do Lyceu e consagrado em 1938, mas as obras continuaram até 1955, quando foram instalados os sinos da torre.

São cinco sinos, vindos da Alemanha. O maior deles pesa 1,3 toneladas e foi instalado com o auxilio de maquinaria da CHESF.

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora (Igreja do Salesiano) faz parte da Paróquia de N. Sra. de Nazaré. Fica na praça Conselheiro Almeida Couto, 374, em Nazaré. Site oficial Salesiano-ba.com.br.

Posteriormente, foi construído o Salesiano Dom Bosco, na Paralela.

 

Acima, instalações do Colégio Salesiano, com a Igreja, ao fundo. À esquerda, a Igreja vista da Rua Chile, por volta de 1940. À direita, o interior da Igreja, em 2012.

 

Colégio Salesiano

 

Arquitetura Salesiano

 

Salvador Bahia

 

Igreja do Salesiano em 2012.

 

 

Igrejas de Salvador

 

Antiga

 

 

Colegio Salesiano

 

 

Igrejas Salvador

 

 

 

 

Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora

 

Por Jonildo Bacelar

 

 

 

Divulgação