Praça da Sé

A Praça da Sé não existia até 1933, ano em que o antigo templo da Sé Primacial do Brasil foi demolido, com a desculpa de modernizar da Cidade, sob protestos de grande parte da população. O modernismo atingiu dolorosamente a mais antiga cidade do Brasil, quando políticos e empresários buscavam abrir ruas largas para passar bondes.

Até os anos '40, era um grande largo bem urbanizado. Depois foi reformada para se tornar o principal terminal de ônibus de Salvador. Por volta dos anos '90, foi construído um calçadão e a Praça deixou de ser terminal de ônibus.

Esse sítio histórico tem grande importância para a Cidade, desde sua fundação, em 1549. O local abrigou a primeira universidade do Brasil, os Estudos Gerais do Colégio dos Jesuítas da Bahia. A Praça abriga o antigo prédio da Arquidiocese de São Salvador, do início do século 18, construído ao lado da Sé.

Tem também monumentos e o Memorial das Baianas.

Tem acesso à Rua da Misericórdia e ao Terreiro de Jesus.

 

 

A Praça da Sé, em 2002, com a Catedral, ao fundo, e o antigo prédio da Arquidiocese de São Salvador, à esquerda. Foto tomada do local onde ficava o antigo templo da Sé.

 

◄ Turismo em Salvador

 

Praça da Se

 

A Praça da Sé, em 1960, quando era o principal terminal de ônibus da Cidade.

 

Se Catedral

 

Centro Histórico

 

Fachada original da antiga Sé, no século 18, em reconstituição de Vilhena. O Frontispício, com as torres, foi demolido na segunda metade do século 18, devido a deslizamentos de terra à frente. Foi o mais magnífico templo já construído na América Lusitana.

 

Terminal onibus

 

Centro Historico

 

A Praça da Sé, em 2003, com a Misericórdia, ao fundo.

A fonte, no centro da foto, foi inaugurada em 2002. Fabricada pela empresa espanhola Ghesa, movimentada por computador, com 60 jatos de água e focos de luz com 60 cores. É a mais sofisticada desse gênero no Brasil.

 

Nesta fotografia aérea, de 1923, vê-se os antigos prédios na área que se tornaria a Praça da Sé, após 1933. O templo da antiga Sé Primacial, a primeira catedral do Brasil, está sem as suas torres e o frontispício alterado, em relação ao magnífico templo original do século 18.

Mais imagens antigas da Praça da Sé

 

Centro Historico antigo

 

Copyright © Guia Geográfico - Centro Histórico de Salvador.

 

 

Turismo Salvador