Associação Comercial da Bahia

A Associação Comercial da Bahia foi fundada em 15 de julho de 1811, pelo oitavo Conde dos Arcos, com a denominação de Praça do Comércio. É a mais antiga associação patronal do Brasil.

O Palácio, em estilo neoclássico, foi solenemente inaugurado em 28 de janeiro de 1817. O projeto foi do arquiteto português Cosme Damião da Cunha Fidié. A fachada principal está voltada para a Praça Riachuelo, construída pela própria Associação, em 1866. A fachada posterior volta-se para a Praça Conde dos Arcos, uma área que faz parte das instalações da Associação e que antigamente estava aberta aos transeuntes, era a Praça do Comércio. Nas duas fachadas, está o brasão com as armas do Império do Brasil, que substituiu as armas do Reino do Brasil, Portugal e Algarves, após a Independência.

Junto das armas estão relógios elétricos que anunciam as horas com badaladas de sinos de bronze. Esses relógios foram adquiridos em 1935 e substituíram outros mecânicos do século 19

No local da construção do Palácio, ficava anteriormente o Forte de São Fernando, situado quase dentro do mar, mas estava desativado. No subsolo do Palácio ainda existe parte da estrutura dessa antiga fortificação. O local está indicado no Prospecto de Vilhena, de 1801, como Caes Novo, hoje Forte de S Fernando (item 24).

O Palácio abriga uma biblioteca, uma pinacoteca, mobiliário do século 19 e outras peças que representam um acervo histórico e artístico de valor inestimável.

Desde sua fundação, a instituição participou ativamente dos eventos que marcaram a história da Bahia e seu desenvolvimento econômico e social.

 

 

 

Turismo em Salvador

 

Acima, o prédio histórico da Associação Comercial da Bahia visto da Praça Riachuelo. Embaixo, parte do salão principal, com um quadro de Dom Pedro II, do pintor francês Claude Joseph Barandier, de 1859. Nesse salão, Castro Alves recitou, em público, pela última vez, em 1871.

 

Salão Associação

 

Prédio da Associação Comercial em postal J. Mello, antes de 1906.

Mais: Praça Riachuelo antiga

 

Associação Comercial da Bahia

 

Predio antigo

 

Bairro do Comércio

 

Copyright © Guia Geográfico - Instituições baianas.

 

Salvador