Vitória

 

O bairro da Vitória formou-se em volta da Igreja de N. Sra. da Vitória, fundada no século 16. Ainda hoje é um bairro tipicamente residencial, com várias instituições culturais.

O Corredor da Vitória existe desde a fundação da Cidade do Salvador. Era parte do caminho que ligava a Cidadela, fundada por Thomé de Sousa, à antiga Vila de Pereira Coutinho. Era também conhecido como a Estrada da Victoria.

No século 19, possuía iluminação à gás, abrigava casarões da nobreza baiana, de diplomatas estrangeiros e de muita gente ilustre. Era considerado o bairro mais belo de Salvador.

Em 1914, o Corredor da Vitória foi alargado, de 9 para 18 metros, e transformado em uma bela alameda.

Atualmente, luxuosos prédios residenciais desfrutam de uma impagável vista para a Baía de Todos os Santos.

Mais: Vitória antiga

 

Acima, o Corredor da Vitória, em 2012, com suas árvores centenárias. É um trecho da avenida Sete de Setembro que liga o Campo Grande à Ladeira da Barra. Abriga casarões históricos e altos prédios com a bela vista da Baía de Todos os Santos.

Embaixo, a mesma charmosa alameda nos anos '20.

 

Turismo em Salvador

 

Uma das mais antigas igrejas do Brasil, a Igreja da Vitória, fundada na primeira metade do século 16 e que dá nome ao bairro.

 

Museu Carlos Costa Pinto instalado em um casarão no Corredor da Vitória. Expões vários itens relativos à vida da aristocracia baiana no século 19.

 

Museu Costa Pinto

 

Corredor Vitoria
Igreja Vitoria

 

Passeios turisticos

 

Collegio Victoria

Em 1882, o Collegio Victoria foi transferido para o Palacete Meirelles, um dos mais notáveis prédios da Freguesia da Vitória, na época. Incluía dormitório, refeitório e vastos jardins com frondosas árvores, conforme anúncios na Gazeta da Bahia. Abrigava alunos dos 7 aos 16 anos. Tinha o curso primário, o de ciências e línguas (latim, português, inglês e francês).

O autor deste texto não sabe se esse Colégio tem alguma relação com o Colégio Nossa Senhora da Vitória, dos Maristas.

 

Corredor Victoria

Mais: Solar Cunha Guedes

 

Prédios do Corredor da Vitória vistos da Baía de Todos os Santos.

 

Baia Todos Santos

 

Copyright © Guia Geográfico - Bairros de Salvador, Bahia. Atrações turísticas da Cidade baiana.

 

Turismo Salvador

 

 

 

Clique para ampliar

 

Por Jonildo Bacelar

 

 

 

Vitória

 

Divulgação